Sítio Arqueológicos no Brasil:
Sítios Históricos:
Os sítios históricos são assim chamados, e limitados, principalmente pela estrutura de uma construção ou até pelo entorno de importância histórica e cultural das sociedades viventes. Fazendas, quilombos, igrejas, praças, casarões, castelos, cemitérios, palácios etc. Estes são tipos de locais que podem ser considerados sítios arqueológicos, desde que este local seja reconhecido pelos arqueólogos como um local de importância histórica e que seja tombado.
![]() |
As ruínas da Redução de São Miguel Arcanjo são um exemplo de sítios histórico bem conhecido no Brasil, localizado em São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul. |
Sítio Abrigados:
Um sítio abrigado é simplesmente definido pela presença de uma estrutura natural que o proteja, pelo menos parcialmente, do sol e da chuva – como paredões rochosos e cavernas (no segundo caso também chamados de sítios em caverna). No caso de sítios em abrigo é relativamente comum a presença de representações rupestres, como pinturas e gravuras. Os sítios abrigados podem ser tão antigos quanto os humanos.
Sítio a céu aberto:
O sítio a céu aberto é o oposto do sítio em abrigo, ou seja, sem presença de estruturas naturais que protejam os vestígios do sol e da chuva. Sítios a céu aberto, se não houver artefatos expostos na superfície do solo, ou alterações significativas no relevo do terreno, só serão identificados através de algum tipo de intervenção no solo. Sítios a céu aberto podem ser tão antigos quanto a própria humanidade.
Sítio Megalítico:
Um tipo de sítio arqueológico a céu aberto que pode ser facilmente reconhecido é o sítio megalítico. Talvez os exemplos mais conhecido de estruturas megalíticas sejam a famosa Stonehenge, na Inglaterra, ou as gigantes estátuas (os moais) da Ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico.
Até poucos anos atrás não se sabia da existência desse tipo de sítio no Brasil. Mas há pouco anos atrás foram identificados alguns sítios megalíticos no estado do Amapá. Os sítios megalíticos são assim chamados por apresentarem estruturas formadas por blocos monumentais de rochas dispostas de maneira organizada. No, Brasil estes sítios parecem ser bem recentes, de cerca de 1.000 anos atrás.
![]() |
Sítio megalítico Rego Grande, no Amapá. |
![]() |
Os moais, como são conhecidas as estátuas gigantes com 700 anos de idade, são mais um exemplo de estruturas megalíticas que, juntas, formam sítio arqueológicos na Ilha de Páscoa. |
Sítio de Terra Preta:
Ainda em território amazônico, podemos identificar os sítios de terra preta. Estes sítios são assim classificados basicamente pelo fato de que o solo em do sítio e seu entorno são extremamente escuros, resultante do acumulo de matéria orgânica, devido às atividades realizadas pelos grupos que ocuparam estes locais da Amazônia. Estes sítios raramente têm datações mais antigas de 4.000 mil anos atrás. Nestes sítios são encontrados inúmeros artefatos cerâmicos, incluindo até mesmo montículos artificias formados pelo acumulo de fragmentos cerâmicos.
![]() |
O sítio arqueológico Hatahara, localizado em Iranduba, Amazonas, é um famoso exemplo de sítio de terra preta da Amazônia. |
Geoglifos:
Outro tipo de sítio identificado na Amazônia são os sítios de geoglifos. Geoglifo é um termo que tem sido utilizado para se referir aos desenhos monumentais formados na superfície do solo. Sítios arqueológicos com presença destes desenhos são encontrados no mundo inteiro, tendo como exemplo mais famoso as linhas de Nazca, no Peru. No Brasil os geoglifos pré-históricos foram descobertos recentemente.No Brasil, geoglifo é nome geral dado para sítios arqueológicos encontrados no Noroeste do estado brasileiro do Acre que apresentam valas artificias formando figuras geométricas variadas como círculos, quadrados e elipses – que podem aparecer de maneira isolada, interligada ou sobreposta a outras figuras. Este nome é um neologismo a partir do grego geo = “terra” e graphein = “escrever” e traça um paralelo outras complexas figuras geométricas, zoomorfas (em forma de animal) ou antropomorfas (em forma humana) encontradas em outros locais ao redor do mundo, como as linhas encontradas no deserto de Nazca, no Peru. Em outros locais no Sudoeste da bacia amazônica, entre o Sul de Rondônia e o Norte da Bolívia, sítios muito semelhantes aos encontrados no Acre são conhecidos por outros nomes, tais como zanjas circundantes (“valas circundantes”, em espanhol), canals e ring ditches (“canais” e “valas circulares”, em inglês), entre outros.
![]() |
A Fazenda São Paulo, localizada em Xapuri, Acre, é um exemplos de sítio arqueológico com presença de geoglifos monumentais. |
Fonte: ArqueologicaHistória
Ketellyn Sant´ana Vieira dos Santos
Hariadne Ayumi Esmiol Higa
Higor Jesus Pedro Rosa
Vitória Poiane
Ketly Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário