Pré-História:
Pré-história é um período que compreende aproximadamente cinco milhões de anos, tendo se encerrado por volta de 6 mil a.C. Esse período é alvo de estudos multidisciplinares, isto é, envolve especialistas como arqueólogos, biólogos, paleontólogos, químicos, historiadores etc. Mas em termos propriamente restritos à linguagem historiográfica (utilizada por historiadores profissionais), a Pré-história pode ser qualificada como o período anterior ao aparecimento das cidades (organização urbana) e da escrita. Esse longo período é geralmente dividido em duas fases: o Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, e Neolítico, ou Idade da Pedra Polida.
Geralmente, em uma tentativa de definição precária, tendemos a chamar nossos antepassados do período em questão de “homens pré-históricos”. Mas há uma denominação mais apropriada para isso: hominídeos. Os hominídeos pertencem a uma família taxonômica classificada pela Biologia e intitulada hominidae. Nós, humanos, estamos dentro dessa “família”, assim como os chimpanzés. Todavia, não somos da espécie dos chimpanzés e, muito menos, os hominídeos que nos precederam.
Os hominídeos conseguiram, ao longos de milhões de anos, desenvolver ferramentas e utensílios domésticos complexos. Conseguiram dominar o fogo, que passou a ser utilizado tanto para o aquecimento quanto para cozinhar alimentos, e conseguiram ainda o mais extraordinário: desenvolver sistemas simbólicos, como urnas e câmaras funerárias, esculturas e pinturas rupestres.
Paleolítico:
O período Paleolítico vai até aproximadamente 10 mil a.C, com o inicio da Revolução Agrícola. Durante este período ocorreram mudanças radicais no clima do planeta, formaram-se vales e rios e a flora se modificou. Os hominídeos do Paleolítico eram Nômades, viviam em grupos e utilizam a caverna como habitação. Eram coletores e caçadores. Lascavam ossos e, principalmente pedras para usar na extração de raízes e no abate dos animais. Assim, inventaram o anzol, a flecha e a lança. O trabalho era dividido por sexo e idade. Foi também no Paleolítico que o homem começou a utilizar o fogo e desenvolveu a linguagem oral e a arte rupestre- desenhando animais nas paredes da caverna.
Neolítico:
Por volta de 10.000 A.C., por volta da última glaciação, a terra começou a adquirir a configuração geométrica e climática atual. Algum tempo depois (cerca de 8.000 A.C.), o homem começou a domesticar os animais e a cultivar algumas espécies de grão, desencadeando uma verdadeira revolução.
*Revolução Agrícola: Com o domínio das agriculturas, as comunidades humanas deixaram de viver essencialmente da caça e da coleta, possibilitando a sua Sedentarismo e o aprimoramento das tecnologias, como o polimento das pedras e a utilização da cerâmica.
A transformação na maneira de obter a subsistência alterou o modo de vida do homem. Seu controle sobre a natureza ampliou, de forma inédita, as possibilidades de reprodução das espécies.
Criaram espaços de vida comum, composto de construções que abrigavam e protegiam as famílias.
Ainda no Neolítico o homem inventou a roda, confeccionou tecidos e desenvolveu meios de transporte, como barcas de couro e carros de puxados por força animal. A arte tornou-se mais complexas, com pinturas figurativas e geométricas em cerâmica e escultura em baixo relevo. Teve início também o culto à natureza, aos antepassados e à deusa da fecundidade relacionadas à colheita.
Idade dos Metais:
No final do Neolítico, cerca de 5.000 a.c, foi desenvolvida a ´´metalurgia``, ou seja, a produção de objetos de metal, daí o nome Idade dos Metais. A pedra foi aos poucos sendo substituída, mas não foi totalmente abandonado.
O cobre, mais macio, foi o primeiro metal empregado, seguido do ouro, do estanho e do bronze (feito de cobre e estanho). Nesse período o homem passou a ter um pleno domínio do fogo, o que possibilitava realizar a fusão dos metais. A idade dos metais finda por volta de 4.000 a.c, com o surgimento da escrita.
Ketellyn Sant´ana Vieira dos Santos
Hariadne Ayumi Esmiol Higa
Higor Jesus Pedro Rosa
Vitória Poiane
Ketly Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário