Surgimento da Escrita:
A escrita que surge, primeiramente, no Oriente Próximo a cerca de 3.000 antes a.c. Este mesmo passado pré-histórico remete-nos para o princípio do símbolo, ou aquilo a que comumente se designa por imagem simples, cujas podem ser encontradas nas pinturas rupestres. Segundo os dados atuais, a escrita teria sido inventada de forma independente em 3 regiões. Ela surge pela primeira vez entre os sumérios, a cerca de 3.000 anos a.c na Mesopotânia. Posteriormente, em torno de 1.500 a.c, há o surgimento da escrita na China e a cerca de 300 a.c na Mesoamérica.
A escrita é o resultado do conhecimento acumulado ao longo de milhares de anos pelas sociedades sendo exercida através, de desenhos e sinais gravados ou pintados nas pedras. Estes símbolos, porém, ainda não se constituíam em um sistema de escrita.
O que sabe, hoje, é que entre os sumérios a escrita vai surgir a partir da necessidade de se registrar os bens materiais e as transações comerciais dos tempos administrados pelos sacerdotes. A escrita era essencial para a contabilidade do templo. Deveriam ser registrados, por exemplo, quantas ovelhas foram fornecidas a um pastor ou quantos jaros de sementes haviam sido entregues. Essa contabilidade era feita em tabuinhas de argila onde eram traçados caracteres inúmeros.
Os sinais vão sendo simplificados e abreviados e já não podem ser mais reconhecidos como a imagem de um objeto específico. Os sinais vão adquirindo significados mais amplos, transformando-se em ideogramas e sendo usados para representar sons, ideias e coisas.
A escrita deixa de ser apenas uma convenção restrita a um grupo de sacerdotes, tornando-se um sistema aceito pela sociedade sumeriana como um todo. Surge então pessoas que têm como função, fazer esse trabalho de anotação e que tem que conhecer o sistema de escrita, são conhecidos como escribas.
A escrita cuneiforme, como denominada, foi desenvolvida originariamente para escrever a língua suméria, sendo porém adotada por outros povos como os Acadianos, Eblaitas, Elamitas e Hititas.
Há regiões em que a escrita é introduzida por outros povos e em períodos muito mais recentes como no Brasil em 1.500 a.D ou na Austrálias por volta de 1.788 a.D. Este período em que povos com escrita escrevem sobre povos sem escrita é conhecido como proto-história. São os dominantes, contando a História dos dominados.
Fontes: PasseiWeb
Ketellyn Sant´ana Vieira dos Santos
Hariadne Ayumi Esmiol Higa
Higor Jesus Pedro Rosa
Vitória Poiane
Ketly Mendes